Capoeira: Centro Cultural Água de Beber (CECAB) é homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza

Capoeira: Centro Cultural Água de Beber (CECAB) é homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza

O Centro Cultural Água de Beber (CECAB), presidido pelo capoeirista Robério Queiroz, o mestre Ratto, foi homenageado em Sessão Solene nessa terça,27, na Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa da vereadora Larissa Gaspar (PPL). Fundado em 2012, o CECAB realiza um trabalho de inclusão social de crianças e adolescentes de diversas comunidades de Fortaleza e cidades do interior do Estado. Com o projeto “Eu, Você a Capoeira e a Escola”, mais de 400 jovens são atendidos em oito municípios.

“Num momento como esse, quando nosso estado e nossa capital são os que mais assassinam adolescentes no Brasil e a pesquisa Trajetórias Interrompidas mostra que 60% das vítimas estava excluído de projetos sociais, nossa homenagem reforça a importância da capoeira  e de outras atividades culturais, esportivas e de lazer para dar outra opção de vida para nossa juventude. Mestre Ratto também tem acolhido crianças com deficiência, com um carinho e um cuidado fazendo com que muitas vezes a capoeira seja a grande atividade da vida deles”, destacou Larissa Gaspar.

O homenageado fez referência a diversos outros mestres capoeiristas presentes na Sessão Solene, em especial ao seu irmão, que o iniciou nessa arte. “Estamos descobrindo novas formas de trabalhar a capoeira, o objetivo maior é transformar a capoeira numa escola informal. Vamos fazer dessa homenagem um pilar que nos dê mais força para continuar trabalhando. A capoeira está integrada a todas as nossas questões, como família, educação, cultura, origens e eu dedico esse momento e essa homenagem a todas as pessoas que ajudaram nesses 15 anos de CECAB”, agradeceu Mestre Ratto.
A solenidade começou com a execução do hino nacional por adolescentes do CECAB usando instrumentos da capoeira e terminou com uma grande roda.