Larissa Gaspar propõe que contas de água, luz e gás tragam endereços e telefone de proteção às mulheres

13/08/2020

A vereadora Larissa Gaspar (PT) apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei 216/2020 que obriga as concessionárias de serviços públicos essenciais a divulgarem, em suas faturas, o Ligue 180 –Central de Atendimento à Mulher –, número de emergência em casos de ocorrência de violência contra as mulheres. O número deverá vir acompanhado de endereços de atendimento à mulheres em situação de violência nas contas de água, luz e gás das residências da Capital. Com isso, mais pessoas saberão a quem recorrer e onde buscar ajuda. 

 

Fortaleza ocupa o 5ª lugar entre as capitais do Brasil com maior número de homicídios contra mulheres e a 3ª posição entre as capitais do Nordeste em violência contra as mulheres.

Com elevados índices de violência contra a mulher, seja ela doméstica ou de qualquer outro tipo, e falta de informação sobre a Lei Maria da Penha, é imprescindível a ampla divulgação do Ligue 180. O número é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sendo que as ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.